segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Hacktivismo

Hacktivismo (uma junção de hack and activismo) é normalmente entendido como escrever código fonte, ou até mesmo manipular bits, para promover ideologia politica - promovendo expressão politica, liberdade de expressão, direitos humanos, ou informação ética. Atos de hacktivismo são carregados da crença de que o uso de código terá efeitos similares aos do activismo comum ou manifestações civis. Poucas pessoas podem escrever código, mas o código afeta muitas pessoas.
Atividades Hacktivistas espalham muitos ideais politicos. Freenet é o primeiro exemplo de tradução politica através de código. Hacktivist.net é um exemplo de hacktivismo em ação. Hacktivismo é um grupo derivado do CULT OF THE DEAD COW; suas crenças incluem que o acesso a informação é um direito humano básico. Uma rede de programadores, artistas e militantes radicais 1984 network liberty alliance estão mais concentradas nos pontos de liberdade de expressão, Vigilância e privacidade numa era de crescente vigilância técnologica e uso de ampla escala e controle mental por governantes e corporações (onde isso é chamado de publicidade).
Hacktivismo é um termo controverso. Alguns argumentam que este termo foi cunhado para descrever como a ação eletrônica direta pode trabalhar para mudança social através da combinação de habilidades de programação de computadores aliado ao pensamento critico. Outros usam isso praticamente como sinonimo de malicioso, atos destrutivos atos que acabam com a segurança dos computador da na Internet como uma forma tecnologica, economica, e politica.
Essencialmente, a controversia reflete duas diferentes filosofias dentro do movimento hacktivista . Uns aceitam que formas de cyber ataque são aceitas como uma ação direta. Outros pensam que todo protesto deve ser pacifico e sem violencia.


Controversia

Algumas pessoas que se descrevem como hacktivistas tem usado defacing websites para razões politicas, atacando e pixando sites do governo como sites de grupos opostos a sua ideologia. Outros, como os Oxblood Ruffin (the "foreign affairs minister" of Hacktivismo), tem argumentado fortemente contra definições de hacktivismo que incluem web defacements ou denial-of-service attacks.
Criticos sugerem que os ataques DoS são um ataque a liberdade de expressão; que tem indesejaveis consequencias; como a perda de recursos; e que eles poderiam entrar numa "guerrra DoS" na qual ninguem ganharia. Em 2006, Blue Security anunciou automatizar ataques DoS contra spammers; isso levou ataques DoS em massa contra a Blue Security que levou o velho provedor ISP deles e seu provedor DNS fora de internet, levando a empresa a falencia.

Dependendo de quem está usando o termo, hacktivismo pode ser uma contrutiva forma politica de anarquismo civil e disobediencia ou uma indefinida gestão do tipo "sem-sistema"; que pode significar anticapitalista ou protesto politico; it can denote anti-spam activists, security experts, or open source advocates. Critics of hacktivism fear that the lack of a clear agenda makes it a politically immature gesture, while those given to conspiracy theory hope to see in hacktivism an attempt to precipitate a crisis situation online.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.